O Holocausto é o termo geralmente usado para descrever a morte de aproximadamente seis milhões de judeus europeus durante a Segunda Guerra Mundial, como parte de um programa de extermínio deliberado planeado e executado pelo regime nacional-socialista na Alemanha liderada por Adolf Hitler. Por favor, olhe as imagens em preto e branco. É a realidade.
Quantas vítimas judias foram mortos por nazistas? É muito difícil estimar com precisão. Yisrael Gutman e Robert Rozett estimativa entre 5,59 e 5,86 milhões de vítimas judias na Enciclopédia do Holocausto (1990). Havia aproximadamente 8 a 10 milhões de judeus nos territórios controlados direta ou indiretamente pelos nazistas (a incerteza decorre da falta de conhecimento sobre quantos judeus havia na União Soviética). Os seis milhões de mortos no Holocausto, assim, representam 60 a 75 por cento desses judeus. De 3,3 milhões de judeus da Polônia, mais de 90 por cento foram mortos. A mesma proporção foram mortos na Letónia e na Lituânia, mas a maioria dos judeus da Estónia foram evacuados a tempo. Na Tchecoslováquia, Grécia, Países Baixos e da Iugoslávia, mais de 70 por cento foram mortos. Mais de 50 por cento foram mortos na Bélgica, Hungria e Roménia. É provável que uma proporção semelhante foram mortos na Bielorrússia e na Ucrânia, mas estes números são menos certas. Países com proporções notavelmente mais baixa de mortes incluem Bulgária, Dinamarca, França, Itália e Noruega. Finalmente, dos judeus 750.000 na Alemanha e Áustria em 1933, apenas cerca de um quarto sobreviveu. Embora muitos judeus alemães emigraram antes de 1939, a maioria destes fugiu para a Checoslováquia, França ou a Holanda, de onde mais tarde foram deportados para a morte.
Todas essas imagens me lembrou um filme muito interessante e comovente " A vida é bela" , se tiverem interessados em ver:
Sinopse: Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário